Uma forte tempestade provocou mais um desastre ecológico no estreito de Kerch, ponto de passagem entre o mar Negro e o Mar de Azov.
O acidente com trágicas consequências ambientais aconteceu de madrugada, quando um petroleiro russo se partiu em dois junto ao porto de Kavkaz, vertendo entre 1200 e 2000 toneladas de petróleo.As autoridades russas falam numa "catástrofe ambiental bastante grave", com a "contaminação do Estreito de Kerch". Os trabalhos de limpeza poderão demorar meses ou mesmo anos, se o petróleo vertido assentar no fundo do mar.
Segundo os últimos dados, 30.000 aves morreram no litoral e outras tantas estão cobertas de petróleo, o que significa que também morrerão com muita probabilidade", declarou um representante da Administração regional à agência Ria-Novosti.
"As consequências (ambientais) poderão fazer-se sentir durante meses, anos, décadas. As medidas que as equipas de salvamento estão a tomar são tudo o que podem fazer, mas de pouco servem", afirmou Vladimir Tchuprov, da organização ecologista Greenpeace.
Triste, muito triste tudo isto...
Um comentário:
Não à devastação do nosso planeta!
Postar um comentário