sábado, 13 de outubro de 2007

Paz, Ambiente e Amor

Já são conhecidos os Prémio Nobel 2007 de várias categorias. Pode dizer-se que este ano a causa ambiental levou a "taça" para casa!!O IPCC (Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas) e Al Gore foram os grandes contemplados com o Prémio Nobel da Paz. Devo dizer-vos que estranhei quando ouvi a notícia, mas depois na viagem de carro até à FCT, essa bela instituição, pensei melhor e achei que realmente era merecido pois para já se este Sr tivesse sido presidente dos EUA não teria havido a guerra do Iraque. Mas como tal não foi possível resolveu travar uma outra guerra , esta bem mais dificil de ganhar: luta contra as Alterações Climáticas e sua divulgação por todo o planeta.
O Comité Nobel justificou a escolha com os esforços de Al Gore e do IPCC "em construir e disseminar um maior conhecimento sobre as alterações climáticas de origem humana, e no lançamento das bases para as medidas necessárias para conter essas mudanças".
O presidente do Comité Nobel da Noruega, Ole Danbolt Mjoes, disse que as alterações climáticas podem conduzir a migrações em massa e à competição pelos recursos naturais. "Poderá haver um risco acrescido de conflitos violentos e de guerras entre e dentro dos Estados"
Não é a primeira vez que o Nobel da Paz se volta para o ambiente. Em 2004, a queniana Wangari Maathai foi galardoada pela sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, a democracia e a paz. Agências das Nações Unidas também já tiveram este Nobel, como o Alto-Comissariado para os Refugiados (1954 e 1981).
Em grande parte, Gore recebeu o Nobel da Paz pelo seu trabalho de comunicador. Mas a decisão tem implicações políticas nos Estados Unidos. Foi uma bofetada de luva branca para o Presidente Bush, que abandonou o Protocolo de Quioto após tomar posse, em 2001. "O reconhecimento do vice-presidente Gore pelo Comité Nobel faz incidir uma luz brilhante sobre a mais inconveniente das verdades - a escolha de Bush para a presidência pôs em perigo a paz e a prosperidade de todo o planeta", comentou John Edwards, um dos candidatos democratas às presidenciais de 2008.
Só a titulo de curiosidade os restantes prémio Nobel foram os seguintes:
Literatura - para a escritora britânica Doris Lessing. Um prémio que recompensa uma obra vasta, variada e marcada pelos cenários da África e a causa feminista. Confesso que nunca tinha ouvido falar mas vou já comprar um livrinho da Senhora.
Fíisica - Os vencedores do Nobel de Física 2007 foram o francês Albert Fert e o alemão Peter Gruenberg, conseguiram criar uma ponte entre a pesquisa científica e a vida quotidiana, já que as suas descobertas são, em grande parte, responsáveis pela enorme capacidade dos disco rígido dos computadores actuais, ou seja graça a estes Srs temos MP3, telemóveis e youtube por isso um grande bem haja!!
Química - O pesquisador alemão Gerhard Ertl, com estudos dos processos químicos sobre superfícies sólidas, que são determinantes em campos industriais, como o automotivo levou o prémio. Não me perguntem o que isto quer dizer que a química é mesmo a minha desgraça, mas segundo a academia, estes métodos são de especial relevância na indústria química e ajudam a compreender processos tão diferentes como a oxidação do ferro, o funcionamento das células de combustão e o do catalisador no automóvel, que como bem sabemos reduz a poluição proveniente dos automóveis.
Medicina - Os americanos Oliver Smithies e Mario R. Capecchi, e o britânico Martin J. Evans, ganharam o Prémio Nobel de Medicina 2007 pelo desenvolvimento de uma tecnologia para manipulação genética em ratos. A academia alegou que a utilização da manipulação genética tem lançado luzes sobre o desenvolvimento de embriões, a velhice e as doenças. Bem bom será que é desta que vamos ter uma aparência de 20 anos aos 90?!!
Bem só falta mesmo saber quem será o feliz contemplado com o Prémio Nobel da Economia que 2ª feira já sera conhecido.

Nenhum comentário: